24 de agosto de 2011

Steve jobs renuncia como CEO da Apple

 O presidente-executivo Steve Jobs disse que ele é incapaz de continuar à frente da gigante da tecnologia e vai deixar o cargo, entregando as rédeas de um dos mais empresas do mundo de valioso para Chief Operating Officer Tim Cook.
Apple disse que Jobs apresentou sua renúncia ao conselho de administração na quarta-feira e "altamente recomendável" que o nome da placa Cook como seu sucessor.Jobs, 56 anos, foi eleito presidente do conselho e Cook vai integrar o conselho, com efeito imediato, anunciou a empresa.
"Eu sempre disse que se alguma vez eu já não pudesse satisfazer meus deveres e expectativas, como CEO da Apple, eu seria o primeiro para que você saiba", disse Jobs em sua carta de demissão. "Infelizmente, esse dia chegou."
Depois de uma parada breve, as ações da Apple caiu 5,13%, para 355,70 dólares no after-hours de negociação, depois de fechar a 376,18 dólares, um aumento de 2,58 dólares, em quatro horas na Nasdaq Stock Market.

Mr. Cook, 50, tem sido amplamente considerado como o principal candidato para suceder Jobs, que está em licença médica desde janeiro. O veterano de 13 anos da Apple, que ingressou na empresa um pouco depois de Jobs assumir pela segunda vez em 1997, tem estado a decorrer as operações do dia-a-dia durante este período como ele fez durante duas licenças médicas antes de ausência por Jobs nos últimos sete anos.


O timing do anúncio levantou questões sobre a saúde de Jobs, que foi diagnosticado com uma forma rara de câncer pancreático, em 2004 e passou por um transplante de fígado há dois anos.Jobs não comentou sobre sua saúde desde que ele disse em uma carta em janeiro que ele estava tomando uma outra licença para "focar na sua saúde." Ele fez uma aparição durante o lançamento da 2 iPad março e conferência de desenvolvedores da Apple anuais 'em junho, mas apareceu fina duas vezes


Ainda assim, o Sr. Cook enfrenta um grande desafio em entrar no lugar de Jobs é porque ele deve provar que a Apple pode ter êxito sem Jobs. Jobs não apenas co-fundou a empresa, mas trouxe a Apple de volta de quase falência quando ele retornou à empresa em 1997. Ele é considerado o visionário por trás da Apple e tem desempenhado um papel fundamental na revitalização do negócio de computadores Macintosh e desenvolvimento de novos produtos como o iPhone, iPod.


"Grandes empresas raramente vão de vento em popa", disse Charles O'Reilly, um especialista em gestão, na Stanford Graduate School of Business da Universidade, acrescentando que a Apple enfrenta um desafio particular na medida em que Jobs teve uma influência extraordinariamente forte na criação da Apple cultura corporativa e estratégia.



Homenagens ao Sr. Jobs e seu mandato começou a fluir com rapidez após o anúncio.
"Acho que seu brilho tem sido bem documentado, mas o que fica esquecido é a bravura com que ele enfrentou a sua doença", disse Howard Stringer, da Sony Corp 's executivo. "Para ele, para alcançar este sucesso muito nestas circunstâncias duplica o seu legado."
Mr. Cook, um nativo de Alabama que trabalhou anteriormente para a International Business Machines Corp e Compaq Computer Corp, é conhecido como um gênio operacional e foi fundamental para espremer ineficiências na fabricação da Apple e da criação de sua cadeia de fornecimento na China. Desde então, ele tem aumentado gradualmente suas responsabilidades, tornando-se chefe de operações em 2005.
Ele também levou a empresa durante as ausências de Jobs no passado.
Ao contrário de Jobs, que é um showman lendário, o Sr. Cook tem tendência a ficar fora dos holofotes para além de chamadas de ganhos trimestrais com analistas.
"Eu acredito que dias mais brilhantes e inovadores da Apple está à frente dela", escreveu Jobs em sua carta quarta-feira. "E estou ansioso para assistir e contribuir para seu sucesso em um novo papel.
"Eu tenho feito alguns dos melhores amigos da minha vida na Apple, e eu agradeço a todos pelos muitos anos de ser capaz de trabalhar junto com você", acrescentou.
O anúncio foi recebido com surpresa em Wall Street. "Este foi um 'quando' não 'se' momento", disse Mike Binger, gerente de fundos para Thrivent Asset Management em Minneapolis, que possui ações da Apple.
Ele acrescentou que não tinha planos de mudar suas propriedades, dizendo que o estoque ainda é "muito barato para o tipo de fundamentos operacionais eles foram colocando."
O valor da empresa, no entanto, tem sido disparada como o sucesso de produtos como o iPhone, iPhone e computadores ultra-fino Macintosh manter a definição de registros.
Em cerca de US $ 350 bilhões, valorização de mercado da Apple é apenas a segunda da Exxon Mobil e, recentemente, superando a gigante do petróleo por um breve período.
Tim Ghriskey, diretor de investimentos do Solaris Asset Management em Nova York, que detém ações da Apple, disse que tem confiança na equipa da Apple executivo, mesmo sem Jobs, mas está esperando para obter mais detalhes sobre quem será "força criativa" da Apple agora que ele se foi.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...