21 de janeiro de 2012

Sopa, Megaupload e Anonymous: 10 fatos essenciais


Megaupload: se o Google não acha, ninguém mais acha
Megaupload: se o Google não acha, ninguém mais acha



A retirada do ar do site Megaupload e Megavideo pelo Departamento de Justiça (DOJ) norte-americano resultou em uma rápida retaliação do grupo hacktivistas conhecido como Anonymous, que, em resposta, derrubou o site do órgão. O conflito foi em resposta à acusação de 72 páginas feita pelo DOJ, que acusa sete executivos do Megaupload, que tem base em Hong Kong, por violação de direitos autorais e operação de uma empresa criminosa.

Segundo a acusação, o site de downloads  gerou US$ 175 milhões em subscrições e receita de publicidade, enquanto os detentores de direitos autorais perdiam US$500 milhões em receita.

Há dez coisas que você deve saber sobre o a condição atual do Megaupload:
  1. Os mandados de busca inflamaram debates políticos: o timing da incursão do FBI contra um dos sites mais populares de download e upload de arquivos serviu, com certeza, de estopim para muitas pessoas que haviam se juntado ao que foi considerado, no dia anterior, como o maior protesto online da história. De fato, a luta era contra os projetos de lei antipirataria Stop Online Piracy Act (Sopa) e  Protect IP Act (Pipa). As propostas são apoiadas por agentes de direitos autorais, mas ridicularizado por outras pessoas como sendo uma ameaça à liberdade de expressão, bem como à estabilidade da internet.
  2. Anonymous respondem com ataque DDoS massivo: a incursão do DOJ levou o grupo Anonymous a lançar na quinta-feira (19/01) o que foi avaliado como o maior ataque distribuído por denial-of-service (DDoS) da história, que derrubou os sites do Departamento de Justiça, FBI, Motion Picture Association of America (MPAA), a Recording Industry Association of America (Riaa) e o Universal Music Group. O grupo afirmou que 5.635 pessoas participaram da ação usando ferramenta low orbit ion cannon para inundar sites com pacotes falsos, desencadeando assim o DDoS. O Anonymous promete mais ataques “Operação MegaUpload”.
  3. DOJ questiona afirmações do Anonymous: por meio de uma postagem do Twitter AnonOps – um fonte confiável das atividades do grupo – no final da tarde de quinta-feira (19/01), lia-se: “Uma coisa é certa: Temam-nos! #Megaupload”. Em resposta à queda do site DOJ, um porta-voz da agência disse à CNN: “Estamos com problemas com o site, mas não sabemos de onde vem”. Mas apenas uma hora depois da ameaça, o AnonOps anunciou: “justice.gov & universalmusic.com CAIRAM! Você deveriam ter NOS TEMIDO! #Megaupload”.
  4. Links do Anonymous lançam autoataques: diferentemente dos ataques anteriores, com o “OpMegaUpload”, o grupo parece que resolveu não contar apenas com a boa-vontade de voluntários. “Dessa vez, as coisas estão diferentes: basta clicar em um link de rede para lançar o ataque DDoS”, afirmou Graham Cluley, consultor sênior de tecnologia da Sophos, em uma postagem de blog. Ele disse que muitos desses links – que apontam para um pastehtml.com – estão circulando de forma disfarçada pelo Twitter e avisou que com um clique, o link executa o ataque DDoS (que é ilegal), a não ser que o JavaScript esteja desabilitado no navegador.
  5. Megaupload era megapopular: o Departamento de Justiça, em sua acusação, alegou que o tráfego do Megaupload e seus sites irmãos – em média 50 milhões de visitantes diários – contam com 4% de todo o tráfego da internet. As estatísticas do Google Adsense colocam a média diária de visitas ao Megaupload em cerca de 6 milhões, e afirmam que o tráfego do site figura com cerca de 1,4% do tráfego da internet. Pelas duas medidas, o Megaupload é um dos sites mais populares da internet.
  6. Acusação focada em servidores na Virgínia (EUA): dado o apoio da Riaa e MPAA para Sopa e Pipa, em ter como alvo sites estrangeiros com conteúdo pirata, a acusação do DOJ sinaliza que tal legislação não é necessária? De fato, o DOJ alegou jurisdição somente porque alguns dos servidores do Megaupload tinham sua base no estado da Virgínia.
  7. Os defensores de direitos autorais demonstram euforia: na quinta-feira (19/01) a Riaa afirmou em comunicado que a acusação – e as alegadas cobranças – demonstram “um esquema sinistro para gerar grandes lucros por meio da distribuição de propriedade intelectual roubada”. A Riaa rotulou os ataques relacionados como “um golpe histórico contra um dos mais notórios centros de distribuição ilegal do mundo”, e falou Sopa/Pipa afirmando que os projetos de lei são um meio de continuar a pressão: “se o serviço estivesse hospedado e operasse em outro país, nosso governo não poderia fazer nada contra eles”.
  8. Executivos negam acusações: segundo reportagem do The Guardian, depois que os mandados de busca foram lançados, um advogado do Megaupload caracterizou as ações como “um caso civil disfarçado”, e disse que a empresa iria se defender.
  9. Conversas impressas: mas a defesa do Megaupload pode se complicar com a acusação federal, que cita e-mails nos quais executivos buscavam em seu próprio serviço episódios do seriado Sopranos, enquanto dois zombavam “temos uma empresa engraçada… Piratas dos tempos modernos J” em uma transcrição de conversa citada no mandado de busca.
  10. Compartilhamento de arquivos continua controverso: o Megaupload se descreve como “serviço de armazenamento e entrega de arquivos”, mas é mais conhecido por “armazenamento de arquivo de mídia” pelos seus usuários. Por outro lado, os críticos os descrevem como “uma sociedade de distribuição ilegal”. Uma década depois da morte do Napster, a variação de linguagem  faz voltar à tona o debate político que não faz somente parte da história do Megaupload, mas abrange questões de proteção de direito autoral e liberdade na internet.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...